Pages

Subscribe:

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Virtualização: Construir um Lab de máquinas virtuais para TI

Você tem uma demanda de testes de hardware para suporte de novos projetos e atualizações? Um laboratório de testes virtual poderia vir a calhar.

Todo mundo fala sobre a virtualização para data centers, mas que sobre a virtualização de laboratórios de TI e ambientes de desenvolvimento? A virtualização oferece um grau significativo de economia, flexibilidade, eficiência e custo. Também reduz o atrito entre os profissionais de TI e líderes de unidade de negócios quando o assunto é financiamento adicional para laboratório dedicado e infra-estrutura de desenvolvimento.

Anteriormente, a equipe de TI tinha apenas um par de opções para lidar com essas tarefas. Eles poderiam usar seus desktops ou laptops próprio trabalho, ou alocar dinheiro do orçamento para comprar hardware para suportar seus testes e necessidades de desenvolvimento. Ambos os métodos são ineficientes em termos de utilização do orçamento e do tempo.

 

Hardware é muitas vezes comprados quando há bastante hardware não utilizados ainda disponíveis. Isso é caro e demorado para todos os envolvidos. Outra desvantagem é que você não pode mover ou transferir hardware ou as ferramentas e aplicações rodando em um dekstop particular ou laptop, por isso há pouca flexibilidade com essa abordagem.

Outra possibilidade para o estabelecimento de um teste ou plataforma de desenvolvimento é a utilização computador portatil com Virtual Server ou Hyper-V instalado. Este é mais flexível para mover o laboratório ao redor para os clientes, mas tem muitas desvantagens também:

  • Instalação e provisionamento de novas máquinas virtuais (VMs) desperdiça muito tempo produtivo;
  • A maioria dos arquivos de origem da instalação precisam ser localmente disponíveis;
  • Executando várias máquinas virtuais em um laptop exige uma quantidade significativa de memória, você não pode recriar alguns cenários;
  • Unidades de disco não oferecem alto desempenho e criam um gargalo;
  • Espaço em disco para máquinas virtuais e fontes de instalação é limitado;
  • Extensos cenários de backup;
  • Pouca flexibilidade na criação de redes diferentes;

Você precisa de uma infra-estrutura de laboratório altamente flexível e centralizada. De forma que todos possam utilizar com o mínimo de esforço administrativo. Você não quer exigir pessoal especializado para executar o ambiente de laboratório. Qualquer infra-estrutura virtual tem de incluir todos os componentes necessários para o auto-serviço, sem a necessidade de tarefas de rotina técnicas ou organizacionais.

A solução Virtual

Uma das soluções virtuais mais eficazes para desenvolver e manter um ambiente de laboratório virtual é construída em torno de uma infra-estrutura central do Hyper-V com os hosts agrupados pelo Microsoft System Center Virtual Machine Manager (VMM) e no topo funcionando o VMM Self-Service Portal 2.0. Isto é o que usamos para montar o nosso laboratório de testes virtual. As tecnologias incluem:

  • Windows Server 2008 R2 Hyper-V;
  • VMM 2008 R2;
  • VMM Self-Service Portal 2.0;
  • SQL Server 2008 R2;
  • Windows Server Update Services (WSUS);
  • Forefront Threat Management Gateway (TMG) 2010;

Ter dois hosts Hyper-V no mínimo com dois adaptadores de rede física cada (ver Figura 1). Um adaptador de rede está conectado à rede corporativa. Um segundo adaptador serve o laboratório interno de TI da rede, que é isolado da rede de produção. Ambos os hosts são membros de um grupo de host VMM.

hh395484.0911_TestLab_Fig1(en-us,MSDN.10)

Figura 1 - A infra-estrutura fisica básica de um ambiente para laboratório virtual.

 

Uma terceira máquina física (que nem sequer tem que ser poderosa) executando VMM e SQL Server 2008 R2, e hospeda o servidor Web para o Portal de Serviços VMM Self.

Dentro do laboratório virtual de TI, nós construímos uma infra-estrutura básica. Esta consiste em um Active Directory Domain Services (AD DS) do controlador de domínio (DC), que também atua como o servidor WSUS para o ambiente interno. Há também um SQL Server 2008 R2 virtual de dois nós do cluster e uma VM atuando como Forefront TMG 2010.

Esta infra-estrutura virtual base é conveniente para quem precisa criar novas máquinas virtuais e quer se juntar a um domínio existente sem se preocupar com atualizações do Windows, a instalação do Active Directory ou instalar o SQL Server. Ele recebe as atualizações do Windows através do servidor WSUS virtual. Há uma política de domínio no domínio virtual que configura todas as máquinas ingressaram em um domínio para utilizar este servidor WSUS automaticamente. O Forefront TMG Server 2010 fornece acesso à Internet a partir da rede isolada interno através da rede corporativa.

Existe uma extensa lista de tarefas iniciais necessárias para configurar o laboratório:

  • Configuração do servidores com Windows Server 2008 R2 Hyper-V;
  • Instale o Windows Server 2008 R2;
  • Verifique o Guia de Introdução do Hyper-V;
  • Configurar o servidor VMM com o Windows Server 2008 R2, SQL Server 2008 R2, VMM 2008 e Self-Service Portal do VMM 2.0 (incluindo a funcionalidade dashboard);
  • Instalação do servidor VMM;
  • Verifique o VMM 2008 R2 Self-Service Portal 2.0;
  • Configurar um grupo de acolhimento em VMM e junte-se a sua central de hosts Hyper-V;
  • Configurar pelo menos uma rede virtual, esta é ligada ao segundo adaptador de rede do hosts;

0 comentários:

Postar um comentário